sábado, 24 de outubro de 2009

Beatles For Sale [Mono Mix]

01 - No Reply (Lennon/ McCartney)
02 - I'm A Loser (Lennon/ McCartney)
03 - Baby's In Black (Lennon/ McCartney)
04 - Rock And Roll Music (Chuck Berry)
05 - I'll Follow The Sun (Lennon/ McCartney)
06 - Mr. Moonlight (Roy Lee Johnson)
07 - Medley: a) Kansas City (Jerry Leiber/ Mike Stoller);
b) Hey, Hey, Hey, Hey (Richard Penniman)

As gravações pro novo Beatle-LP começaram por volta de agosto, logo após a gigantesca segunda turnê americana. Como de costume, ao invés do descanso, era preferível garantir um novo lançamento pro Natal... E em 04 de dezembro de 1964 surge Beatles For Sale com essas caras sérias e entediadas com a fama. É um disco beeem mais "rock" que o anterior, garantido por mais releituras de clássicos. John Lennon contribui bastante nesse álbum com sua já citada verve dylanesca, e em "Baby's in Black" seu dueto com Paul era sempre apresentado em shows como "uma valsa" (deviso ao compasso ternário). É também de Lennon a rasgação em "Rock and Roll Music", Mr. Berry deve ter ficado orgulhoso... Se não me engano, "I'll Follow The Sun" era uma canção bem antiga de Paul, que ele aproveitou pros Beatles. É de McCartney o solo de órgão Hammond ouvido em "Mr. Moonlight", mas não foi dele a idéia do "Medley" que fecha o Lado 1. Little Richard, autor de "Hey, Hey, Hey, Hey" é que praticava essa junção com o standard "Kansas City". Paul levou essa idéia aos palcos com os Beatles, e assim ela foi registrada em glorioso vinil.

08 - Eight Days a Week (Lennon/ McCartney)
09 - Words of Love (Buddy Holly)
10 - Honey Don't (Carl Lee Perkins)
11 - Every Little Thing (Lennon/ McCartney)
12 - I Don't Want To Spoil The Party (Lennon/ McCartney)
13 - What You're Doing (Lennon/ McCartney)
14 - Everybody's Trying To Be My Baby (Carl Perkins)

O Lado 2 começa com um fade in, talvez o primeiro sinal de experimentação de técnicas nunca antes ouvidas em estúdio (assim como o feedback em "I Feel Fine"). Assim é a introdução de "Eight Days a Week", que poderia tranquilamente ter sido um tremendo compacto. E as homenagens a seus ídolos do rock ainda ganham espaço: Buddy Holly é realmente um dos artistas favoritos de Paul McCartney - ele teria comprado os direitos de suas músicas (onde eu ouvi isso antes ?!), e Carl Perkins tocou anos mais tarde no disco "Tug of War" do Paul. Mas em 64 ele só assistiu Ringo entoar "Honey Don't" e George a hilária "Everybody's Trying To Be My Baby", outra pincelada do repertório ao vivo. "What You're Doing" pode ser considerada como filler, mas como qualquer coisa dos Beatles, tem seu grau de interesse: o riff de bateria do começo que reaparece ao final da música parece uma clara homenagem a Phil Spector e o sucesso das Ronettes "Be My Baby" - música favorita de Brian Wilson, que John Lennon gravaria em 1975 no seu disco "Rock 'n' Roll".

15 - I Feel Fine (Lennon/ McCartney)
16 - She's a Woman (Lennon/ McCartney)

Naquela 'nóia' de não repetir músicas dos álbuns em singles (pelo menos não sempre hehe), ao invés de lançar "Eight Days a Week", os Beatles sacaram mais duas canções, e esse compacto sairia na verdade uma semana antes do álbum, em 27 de novembro. E que belo aperitivo. A introdução seminal (e acidental) de "I Feel Fine" traria consequencias definidoras da estética rock por muitos anos na frente. O riff de guitarra que se segue é instigante, o som deles parece cada vez menos convencional, mesmo que na forma, seja tudo previsível e a gosto do freguês. No Lado B, mais um filler by McCartney, mas tudo bem, we love him anyway...

Total Time:
41:04

Download links (.flac):
Part 1
Part 2

Um comentário:

franciscarlos ramalho disse...

esse album é phodástico !!!