terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Rubber Soul [Mono Mix]

























01 - Drive My Car (Lennon/McCartney)
02 - Norwegian Wood (This Bird Has Flown) (Lennon/McCartney)
03 - You Won't See Me (Lennon/McCartney)
04 - Nowhere Man (Lennon/McCartney)
05 - Think For Yourself (Harrison)
06 - The Word (Lennon/McCartney)
07 - Michelle (Lennon/McCartney)

Lançado em 03 de dezembro de 1965, o sucessor de "Help!" trazia um direcionamento musical bem mais sofisticado. É senso comum dizer que aqui começa a fase madura do quarteto. Mas é possível ainda fazer conexões com o álbum anterior, especialmente nas faixas com pegada mais country e folk. Por exemplo, "Norwegian Wood" comparando com "You've Got To Hide...", a diferença é que você não ouviria uma cítara naquele disco e aqui parece que a música não faria sentido sem ela. Difícil citar pontos altos num disco como esse, mas é digno de nota o solo de guitarra de Paul em "Drive My Car" que tem clara influência do som da Motown (assim como "The Word") - George gravou o baixo; também Paul gravou dois baixos em "Think For Yourself", um deles com distorção fuzz (o que ele repetiria somente em Abbey Road); "The Word" traz George Martin no harmônio e Paul no piano. "Nowhere Man" é das melhores safras de Lennon, não é à toa que o novo filme baseado em sua vida chama-se Nowhere Boy. Mas isso é papo pra outro post...

























08 - What Goes On (Lennon/McCartney/Starkey)
09 - Girl (Lennon/McCartney)
10 - I'm Looking Through You (Lennon/McCartney)
11 - In My Life (Lennon/McCartney)
12 - Wait (Lennon/McCartney)
13 - If I Needed Someone (Harrison)
14 - Run For Your Life (Lennon/McCartney)

O Lado B abre com Ringo mais uma vez numa postura country, mas dessa vez assinando a composição. Mas o negócio esquenta mesmo no meio da bolacha: o bucolismo de "In My Life", a quase-psicodélica "Wait" e as 12 cordas byrdianas de "If I Neeeded Someone" formam a sequencia definitiva para colocar Rubber Soul num patamar acima de quaisquer dos discos anteriores. Em um dos vídeos Anthology Paul clama a real co-autoria de "In My Life". John chegou a negar, mas segundo Paul ele fez a melodia principal para a letra de John. Sendo isso mesmo, parece mais uma coincidência cósmica com os Beatles: uma música nostálgica, que olha para o passado, talvez a última grande parceria de Lennon/McCartney num disco chave para entender a mudança de som que estava por vir. De Rubber Soul em diante, eles não produziram mais discos de rock 'n' roll, mas obras-primas que mudaram o mundo da música para sempre.

15 - We Can Work It Out (Lennon/McCartney)
16 - Day Tripper (Lennon/McCartney)

E na mesma data que Rubber Soul chegava às lojas, também era lançado um complemento: um 45 rpm que trazia mais uma inovação: ao invés do tradicional lado A e um lado B encheção-de-linguiça, o compacto era composto por dois lados A's. Quer dizer, as duas músicas eram singles. O Dj poderia escolher o lado que quisesse, não havia a indicação de qual era a música-de-trabalho (ou seja, o lado A). Na compilação Past Masters "Day Tripper" vem primeiro, o que funciona pois é a abertura do disco 2. Mas aqui respeito a ordem da coletânea vermelhinha (1962-1965), e também a preferência dos Beatles. É bem claro em entrevistas da época o quanto eles estavam orgulhosos de "We Can Work It Out". Possivelmente pelo harmônio tocado por John, ou a mudança de compasso breve no refrão, ou quem sabe pelo contraste das duas partes distintas, uma mais positiva (Paul) e outra mais realista (John). Não importa, é mais um clássico e é o 11° compacto da discografia (não perca a conta)!

Total Time:
40:38

Download links (.flac)
Part 1
Part 2

Obs.: Esse cd na caixa Mono traz como bônus o mesmo Rubber Soul em Estéreo, na versão descartada por George Martin em 1987. Essas faixas não fazem parte dessa compilação para download, e sinceramente, não consigo ouvir diferença dessa versão original para a atual, remasterizada e disponível em digipack nas melhores lojas do ramo...

4 comentários:

Unknown disse...

Cara, eu não tô conseguindo baixar de jeito nenhum a segunda parte do Rubber Soul... o site de compartilhamento não tá disponibilizando ela... Sobre o projeto, eu acho espetacular esses álbuns + singles q vc tá postando aqui... Eu sempre entro pra ver se já saiu um novo álbum. Vou aguardar ansiosamente pelo Revolver e espero que uma hora eu consiga baixar a segunda parte do Rubber Soul... Abraço e obrigado!

Fabio Snoozer disse...

Oi Adilson, vc tem razão.. dei uma checada no mediafire e realmente o link tá lá com tamanho e tudo, mas o arquivo não existe! Vou repostar hoje ainda e consertar o link. Obrigado pelo feedback, vou tentar demorar menos entre os albuns tb!
abs

Fabio Snoozer disse...

Link funcionando...

Unknown disse...

Valeu cara!! Essa matéria sobre os Beatles tá excelente...