segunda-feira, 2 de março de 2009

Pensando em estudar música?


Cursos de Extensão em Música


Objetivos, Público alvo e Organização

Os Cursos de Extensão em Música têm o objetivo de preparar futuros candidatos ao curso de Licenciatura em Música da UFS, através de cursos básicos sobre os conhecimentos específicos necessários para o ingresso neste curso de graduação. Também fazem parte do público alvo, músicos (instrumentistas e/ou cantores) que já possuam conhecimento prático do seu instrumento e desejem aprender a ler e escrever partituras.

São ao todo quatro cursos a serem ofertados, dois a cada semestre, com conteúdos específicos a serem trabalhados em cada nível.

Primeiro Semestre:

Teoria Musical I - 31/03 a 16/06

Percepção Musical I - 01/04 a 17/06

Segundo Semestre

Teoria Musical II - 04/08 a 27/10

Percepção Musical II - 05/08 a 28/10

Os cursos são independentes, não possuem pré-requisitos, ou seja, a participação em um dos cursos não requer a participação em outro prévio ou simultâneo. Por exemplo, é possível cursar Teoria Musical I sem ter que cursar Percepção Musical I, assim como, quem se sentir preparado, pode cursar diretamente Teoria Musical II no segundo semestre sem ter antes cursado Teoria Musical I no primeiro semestre.


Duração e Valor

Cada curso tem a duração vinte e quatro horas distribuídas ao longo de doze semanas, resultando num valor total de R$150,00 (cento e cinquenta reais) a serem pagos no ato da inscrição com três cheques de R$50,00. Se preferir pagar à vista, terá um desconto de 20% sobre o valor total do curso.

Para pessoas com necessidades financeiras comprovadas, poderão ser concedidas bolsas de 50% a 100% sobre o valor do curso.


Inscrições

As inscrições serão realizadas na secretaria do Núcleo de Música, Didática III do Campus de São Cristóvão, entre 02 a 27 de março, das 14:00 às 21:00.


Horários e Local de aula

Os cursos ocorrerão nas salas reservadas ao curso de Licenciatura em Música na Didática II, Campus de São Cristóvão. Para cada curso serão ofertados duas turmas, uma pela manhã e outra à noite nos seguintes horários:

Percepção I e II-A1 (matutino)

Terças Feiras, das 09:00 às 11:00

Percepção I e II-A2 (noturno)

Terças Feiras, das 19:00 às 21:00

Teoria Musical I e II-A1 (matutino)

Quartas Feiras, das 9:00 às 11:00

Teoria Musical I e II-A2 (noturno)

Quartas Feiras, das 19:00 às 21:00


Conteúdo Programático Teoria Musical I

Pentagrama, claves de sol e de fá, signos de compassos simples, sinais de alteração, sinais de agógica, figuras rítmicas, ponto de aumento, intervalos, escala maior e menor, tríades, armaduras de clave.

Teoria Musical II

Signos de compassos mistos e compostos, clave de dó na 3ª e 4ª linha e claves antigas, síncopa e contratempo, tétrades, campo harmônico das tonalidades maiores e menores, modos litúrgicos.

Percepção Musical I

Leitura e transcrição rítmica de exemplos em compassos simples, solfejo e transcrição melódica de exemplos musicais simples em dó maior (com intervalos de no máximo uma terça), identificação e solfejo de intervalos diatônicos simples (até uma 5J), identificação de acordes maiores e menores.

Percepção Musical II

Leitura e transcrição rítmica de exemplos em compassos compostos utilizando síncopas e contratempos, solfejo e transcrição melódica de exemplos musicais simples em dó maior (com intervalos de até uma quinta justa), identificação e solfejo de intervalos diatônicos simples, identificação de acordes maiores, menores, aumentados e diminutos.


Certificação

Cada curso terá um certificado de participação independente, contendo a frequência (24 horas) e nota final de aproveitamento.


Professores dos cursos

José Rafael de Oliveira Jr.

Fabio Alexandre de Oliveira

Saulo José Ferreira Santos

Luiz Eduardo de Souza Amaral Rocha


Coordenação

Prof. Dr. Hugo Ribeiro


Maiores Informações

Através do telefone 2105-6821 (secretaria do Núcleo de Música)
ou através do email hugoleo75@gmail.com

3 comentários:

Marina G. disse...

Parabéns pelo blog informativo e inteligente! Beijos:*

Rafael Jr disse...

Fabão, tem erro nos horários. "Noturno" de um dos cursos com 9h as 11h e "Matutino" de outro com 19h as 21h...
No mais, vou copiar a informação e passar o e-mail pro pessoal, além de linkar seu blog pra outros no orkut...
Rafael Jr.

Mattos Ferreira disse...

Aê Fabão, não sabia que tinha Blog, agora nos conectamos aqui também!
Abraço!