quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Dia 28...


Essa arte bunita aí refere-se ao mais novo lançamento indie-rock (espero não ofender a galera haha) das terras do Cacique Serigy: Elisa, "O Quarto dos Fantasmas". Afastando a praga da maldição, esse showzito no Capitão Cook conta com o Snooze, e também os parceiros Daysleepers, além de mais uma novidade, o Road to Joy. É rock que não acaba mais. É pós-carnaval, e minha estréia em palcos como trintão! ;)

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Formato Maçã

Um querido engenheiro de som e brother, João Vasconcelos (a.k.a. Janjão), responsável pela masterização do terceiro álbum do Snooze, retomou contato e montou essa homenagem aí de cima, me colocando como garoto-propaganda da Apple. Vou fazer de conta que essa maçã tem mais a ver com os Beatles que com informática, e aceitar a alusão de que eu faço alguma diferença nesse mundo de loucos e sonhadores.
Em tempo: a foto foi tirada por esse camarada aqui, terça passada (10/fev) no show snoozento da Tenda Cultural montada na Orla de Atalaia, dentro do Projeto Verão. A não-divulgação (viva o orkut e o boca-a-boca) e horário incovenientemente cedo demais não atrapalharam a festa, a galera compareceu, e a Plástico Lunar encerrou a noite em grande estilo.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Beneath the Underdog


Da auto-biografia de Charles Mingus, "Saindo da Sarjeta", p. 101, cap. 16:

Outubro
- Charles, cante a nossa canção para mim de novo, aquela que você compôs.
- Baby, você sabe que não sei cantar.
- Diga a letra então. Por favor?
- Tudo bem, baby, para você, em nossa última noite juntos como garoto e garota. Venha sentar-se ao meu lado, eu vou tocar para você.... "Boy meets girl on a cloudy afternoon, woman needs man so they say. Love at first sight - oh what a day that was - picnics - boat rides - strolling through the park - watching fireflies light up the dark..."
-
Vamos, Charles, a parte que você escreveu quando mamãe tentou mandá-lo embora.
- Talvez não dê sorte, Barbara.
- É só uma canção. Eu adoro. Por favor!
- "Came the rains, washing away all our dreams. No one's exactly to blame, we failed at the game of love and understanding. Each one is trying to learn that life is just a lesson. If you give and take in turn, love is what you earn. Now you've heard my story, now you know why I'm blue, I lost my Barbara Jane and I don't know what to do - until my baby's back guess I'll just have to die or sing the blues...
-
Querido, não faça esse ar tão triste. Essas últimas palavras nunca vão se concretizar.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Get Back

Ainda sobre o Curso de Verão:
Dentro da maratona de shows, teve uma terça-feira que foi overdose de baixistas. Começou com Ney Conceição liderando três formações de seus alunos (cerca de 08 baixos cada grupo). Bacana a idéia. Quase participo de última hora, mas o ensaio geral chocava com o da Big Band, que eu já estava comprometido. Normal, provavelmente eu teria um papel terciário mesmo, assim como a maioria da galera. Os principais eram um aluno bom segurando o groove, e outro melodia. No mais, todos improvisavam por vez. Mas o melhor estava por vir: ao final Ney assumiu os comandos, chamou Kiko Freitas e um guitarrista + clarinetista do Amapá que estavam fazendo o curso, e tocaram composições dele, e também "A Rã" e "Partido Alto 2". Tudo ótimo.
Em seguida, o lançamento do Cd "Duo 13", que infelizmente não adquiri porque a grana tava pouca, mas ainda pretendo ir atrás. Trata-se de um violão de 07 cordas dialogando com o baixista (06 cordas) Hamilton Pinheiro - que foi meu professor em prática de conjunto. Excelente trabalho, ótimas composições com várias coisas a se estudar. Tenho que conferir a gravação mesmo...
Pra encerrar a noite, Tony Botelho, professor de contrabaixo acústico (ele foi professor do Jorge Helder, por exemplo), montou um grupo de última hora com Edu Ribeiro (batera), Sérgio Galvão (sax e piadas) e Leandro Braga (piano). Muito massa ver a galera combinando as partes na hora mesmo e quebrando tudo como se estivessem ensaiando há meses. Fora de série!

Na última semana fiz três apresentações. Na quinta, prática de conjunto. Me juntei com Davysson pra tocar "Three Views of a Secret" do Jaco, com direito a um quarteto vocal. Além disso fiz o baixo pruma composição do pianista mais requisitado da noite, o João Paulo. O cara é uma mistura de Thelonious Monk com Herbie Hancock. A música chama "Toma, Distraído", e é um sambinha safado, meio partido alto. A recepção foi excelente. Ah, digno de nota, essa apresentação e a do dia seguinte não foi na escola, mas no Espaço Brasil Telecom, que é dentro de um hotel mega chique, ao lado do Palácio da Alvorada!
E na sexta feira a Big Band fez a segunda apresentação, dessa vez com o repertório voltado mais pra swing, e também uma ou duas bossas. O som tava bem melhor, pena que não tinha muita gente. Sábado era a festa de encerramento do curso. Ficamos sabendo de última hora que a Big faria uma apresentação. E que ótimo, pois foi a melhor das três. Já lá pra 1 da manhã no pátio da escola mesmo, foi tudo perfeito. A galera super a fim de assistir e nós na pilha de tocar, fluiu que foi uma beleza. E depois, that's all folks, porque all things must pass, e o que é bom passa logo, e... acho que deu pra entender né? Buracaju aqui vamos nós, não sem antes comer um aratu catado recém chegado da terrinha, na Embaixada de Sergipe, ou melhor na casa do Tarso e da Ana. E Goodbye Blue Sky pra todos os amigos feitos na capital federal. God bless you.

De volta, já cheguei tocando num projeto do restaurante Chateau Blanc. Terças de jazz, tocamos eu, Rafael Jr. na batera, Davysson no sax e o líder Rafael Eugênio no pianão que ele sempre marreta solo todo sábado. A onda é fazer aquela música de elevador, trilha sonora pra galera jantar, mas enfim, é jazz, e música instrumental a gente curte de qualquer jeito. Ficou curioso?
Chega !