sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Ooooo Lily Pond

Lily Pond é o nome de um "freeware" para notação musical. Se você é músico e já escreve em outros programas (Finale, Sibelius, Encore...), essa é uma alternativa gratuita e na minha modesta opinião extremamente simples e eficaz. Se você é músico e não sabe uma linha de partitura, aprender a mexer no Lily Pond pode ajudar como introdução a esse universo, que costuma ser visto como 'sacal', talvez pela forma que é ensinada pelos conservatórios mundo afora, mas que não passa de mais uma ferramenta pro músico, e como tal não deve ser ignorada. Aprender o básico já pode ajudar em várias situações musicais (escrever uma frase pra memorizar, trocar idéias com um professor via internet, etc.), daí a ser um expert depende da vontade e necessidade de cada indivíduo. O que quero dizer é: não é preciso ler música pra tocar bem, isso é fato. Mas há toda uma literatura de métodos, songbooks e video-aulas (e seus encartes) que pode ser melhor aproveitada se a gente tiver uma noçãozinha ou outra. É com isso em mente que vou tentar fazer um passo-a-passo de como usar o Lily Pond, aliando isso a uma geral em teoria musical para iniciantes.
Para uma aprofundada no programa, recomendo os links dessa página do Prof. Dr. Hugo Ribeiro, divulgador do Lily Pond e prof. efetivo do curso de Licenciatura em Música da Federal de Sergipe. Tá tudo lá, não dá pra reclamar. O barato desses programas livres é justamente essa democratização do conhecimento. No site do programa é possível mandar e-mail pra galera que atualiza o software, participar de lista de discussão pra tirar dúvidas... é um conhecimento em eterna construção, onde o próprio usuário que se apropriar das ferramentas poderá criar seus comandos e sugerir mudanças pra melhor. Mas por aqui, fiquemos no básico!
Bem, para escrever a escala acima, usei um único programinha que todo computador vagabundo tem: o bloco de notas! É isso mesmo, aqueles arquivos de 1kb que a gente salva em .txt podem ser úteis pra criarmos música. Pra postar a imagem aqui no blog usei o Power Point (eu sei, provavelmente deve haver algum caminho mais fácil). Mas em geral, só vou precisar de duas ferramentas pros próximos exemplos (já adiantando que não vou mais fazer essa 'prezepada' de converter pra imagem): o Bloco de Notas e o Adobe. Perae, mas e o Lily Pond? Lá vai uma explicação de um leigo em informática, me perdoem os entendidos: o LP difere de um Finale, por exemplo, por não ter interface. Não é um programa que a gente abre e vai manipulando a partitura, com cada figura correspondendo a algum atalho do teclado. Música no LP é escrita em códigos que são convertidos para .pdf (por isso o Adobe). A vantagem disso é poder mandar via e-mail uma partitura de, digamos, 2kb, quando convertido para .pdf ela iria pra 134kb! Isso é um exemplo de uma página escrita. Uma part maior poderia ter 251 kb em .pdf, e mandando pra alguém que tenha o LP instalado, o arquivo não passaria de 5kb. Uma mão na roda pra quem não quer perder tempo discutindo arranjos no ensaio, já podendo chegar lá com tudo pronto pra descer a mão. Há, importante mencionar: claro que não salvamos os arquivos do Bloco de Notas em .txt! Pra ser um arquivo LP ele deverá ser salvo com a extensão .ly. Salvo o arquivo, um simples 'enter' aciona o programa que converte os códigos para notas musicais em .pdf. E, se há alguma outra vantagem nisso, esteticamente acho que o resultado é bem satisfatório. Não curto muito o visual de programas como o Encore. A partitura gerada pelo LP parece feita pelo melhor dos copistas que já existiram, e o programa automaticamente arruma os compassos de maneira lógica, por exemplo, o começo de uma nova seção provavelmente já vai aparecer alinhado à esquerda, não é algo que você precisaria se preocupar em mexer após escrever. Esse e outros detalhes (como poder copiar e colar trechos repetitivos durante a partitura) fazem valer a pena o aprendizado.
Segue o passo-a-passo...
Download do programa aqui.
Após instalação, abra o Bloco de Notas e cole o seguinte código:
\relative { c d e f g a b c }
Salve como ".ly". Clique 'enter' em cima do novo arquivo... O Adobe deverá criar um arquivo automaticamente na mesma pasta que se encontra o que foi salvo. Abrindo-o normalmente, você verá o .pdf com a escala diatônica. Se qualquer alteração no arquivo LP for feita, para visualizarmos a mudança no .pdf, é necessário fechar o Adobe (ou só o arquivo), salvar a alteração do '.ly', e repetir o processo.

Nenhum comentário: